Disciplinas e Ementas
Ementas das Disciplinas. Arquivo em PDF.
Código da Disciplina |
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CFS9101 | Efeitos Biológicos das Radiações - PCC 15 horas | Radiações eletromagnéticas: luz visível, UV, raios X e raios gama. Fotoradiobiologia: feitos biológicos, higiene e aplicações das radiações em biologia. Acidentes nucleares e suas implicações. Conseqüências da exposição à radiação ultravioleta | 1 |
ECZ9101 | Introdução à Ecologia – Teórica | Histórico e áreas de estudo em Ecologia. Ecologia e o novo paradigma. Níveis de organização, fatores do ambiente físico e biótico, Fluxo de energia e ciclos biogeoquímicos. Interações interespecíficas. Principais biomas e ecossistemas e padrões de diversidade. Introdução à elaboração de hipóteses e investigação em Ecologia. Reflexões sobre educação e meio ambiente no ensino básico. | 1 |
ECZ9102 | Introdução à Ecologia – Prática (PCC 20 horas) | Executar atividades conectando os conteúdos teóricos a atividades práticas. Observar e descrever os fatores básicos do ambiente físico e biótico e descrever as principais características que regem os padrões de organização das comunidades biológicas em ecossistemas naturais e artificiais, a ciclagem de nutrientes e o fluxo de energia através das comunidades nos ecossistemas. Analisar os efeitos das atividades humanas sobre os ecossistemas, com ênfase nas alterações dos ciclos biogeoquímicos e nas comunidades biológicas. | 1 |
MEN9101 | Introdução à Educação a Distância | Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Mídia-Educação. Comunicação e Educação na formação de professores. A modalidade de Educação a Distância: histórico, características, definições e regulamentações. A mediação pedagógica na modalidade a distância. Organização de situações de aprendizagem. | 1 |
MIP9107 | Tópicos em Biossegurança (PCC 05 horas) | Biossegurança. Biossegurança praticada e não praticada. Legislação em biossegurança. Fontes de informação em biossegurança. Organismos geneticamente modificados (OGM). Níveis de biossegurança. Ética. | 1 |
QMC9101 | Química para Ciências Biológicas | Ligações químicas. Propriedades físicas e químicas dos sais, óxidos, ácidos e bases. Cálculos estequimétricos. Noções de reações de óxido-redução. As forças de interações intermoleculares. Hibridização de C, N, O. Noções de estereoquímica. O átomo de carbono e as funções orgânicas, grupos funcionais das moléculas orgânicas e suas principais propriedades físicas e químicas. | 1 |
BEG9101 | Biologia Celular – Teórica (PCC 20 horas) | Diversidade celular. Organização da célula procariota e eucariota. Evolução celular. Aspectos morfológicos, bioquímicos e funcionais da célula, de seus revestimentos e de seus compartimentos e componentes sub-celulares. Integração morfofuncional dos componentes celulares. Métodos de estudo em biologia celular. | 2 |
BEG9102 | Biologia Celular – Prática | O conteúdo prático compreende diferentes métodos de estudo da célula. Noções básicas de microscopia de luz e eletrônica. Organização geral das células procarióticas e eucarióticas. Aspectos morfológicos, bioquímicos e funcionais da célula, de seus revestimentos e de seus compartimentos e componentes sub-celulares. Integração morfofuncional dos componentes celulares. | 2 |
BQA9101 | Bioquímica – Teórica (PCC 20 horas) | Estrutura e importância biológica de aminoácidos, proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucléicos. Enzimas: mecanismos, cinética, inibição e regulação. Vitaminas e Coenzimas. Bioenergética e visão geral do metabolismo. Metabolismo de carboidratos, lipídeos, aminoácidos, bases nitrogenadas e proteínas. Bases moleculares da expressão gênica. Integração metabólica e regulação hormonal. Fotossíntese. Fixação biológica do nitrogênio. | 2 |
BQA9102 | Bioquímica – Prática | Princípios de segurança e cuidados gerais no laboratório de Bioquímica. Homogeneização de material biológico. Extração e precipitação de DNA genômico. Efeito da concentração de substrato na atividade enzimática. Efeito da temperatura na atividade enzimática. Dosagem de proteínas totais. | 2 |
CFS9102 | Biofísica Aplicada às Ciências Biológicas | Estrutura das membranas biológicas. Função das proteínas de membrana: canais iônicos, difusão facilitada, transporte ativo. Atividade elétrica em membranas biológicas: equilíbrio iônico, potencial de membrana, potencial de ação e sinapse. Hemodinâmica. | 2 |
EED9504 | Organização Escolar | A escola: cultura escolar e cultura da escola. Níveis em modalidades de ensino da Educação Básica. Os tempos e espaços da organização escolar. Os sujeitos da escola. O currículo: conceitos e teorias. Projeto Político Pedagógico. Avaliação escolar. | 2 |
MOR9101 | Histologia Aplicada às Ciências Biológicas – Teórica (PCC 20 horas) | Métodos e técnicas de estudo em histologia. Tecidos: Epitelial, Conjuntivo, Cartilaginoso, Ósseo, Sangue, Nervoso e Muscular. Histologia dos Sistemas: Circulatório, Digestório, Urinário, Reprodutor Masculino e Feminino. Histologia dos Órgãos Linfoides e Histologia das Glândulas Endócrinas. Aparelho Respiratório. | 2 |
MOR9102 | Histologia Aplicada às Ciências Biológicas – Prática | Introdução às técnicas histológicas: Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo, Tecido Cartilaginoso, Tecido Ósseo, Sangue, Tecido Nervoso e Tecido Muscular. Histologia dos Sistemas: Circulatório, Digestório, Urinário, Reprodutor Masculino e Reprodutor Feminino. Histologia dos Órgãos Linfoides e Histologia das Glândulas Endócrinas. Aparelho Respiratório. | 2 |
MTM9105 | Matemática Elementar para Biocientistas | Conjuntos Numéricos, Desigualdades, Funções Elementares, Elementos de combinatória e Espaços finitos de probabilidades, Modelos Discretos. | 2 |
BEG9103 | Genética Molecular – Teórica (PCC 15 horas) | Material genético. Replicação do DNA e síntese de RNA. Código genético. Síntese de proteínas. Mutação e reparo do DNA. Recombinação e transposição. | 3 |
BEG9104 | Genética Molecular – Prática | Extração DNA genômico. Amplificação DNA (PCR). Eletroforese em gel de agarose e interpretação de resultados. Acesso ao genebank. Aplicações da análise do DNA. | 3 |
CFS9103 | Fisiologia Humana – Teórica (PCC 20 horas) | Líquidos corporais. Potencial de membrana e ação. Funções dos sistemas: neuromuscular, neurovegetativo, sensorial, cardiovascular, renal, respiratório, digestório e endócrino. | 3 |
CFS9104 | Fisiologia Humana – Prática | Funções dos sistemas: neuromuscular, neurovegetativo, sensorial, cardiovascular, renal, respiratório, digestório e endócrino. | 3 |
FMC9101 | Farmacologia Teórica | Conceituação de: drogas, fármaco, medicamento e remédio, efeitos terapêuticos, colateral e tóxico; bases farmacocinéticas, farmacodinâmica e neurotransmissão; classificação dos fármacos segundo o uso terapêutico; abuso de medicamentos; neurobiologia da dependência química, medicamentos que causam dependência; prevenção e possibilidades terapêuticas para o abuso de drogas. | 3 |
FMC9102 | Farmacologia Prática | Sedimentar e aprofundar o conhecimento da disciplina teórica através do uso de programas de computador para simulações práticas, tutoriais e exercícios de casos reais baseados em evidências científicas em animais e seres humanos. Simulações práticas de farmacocinética, farmacodinâmica e comportamento animal. Programas tutoriais práticos de metabolismo, mecanismos de ação de drogas e receptores farmacológicos, neurotransmissão, comportamento animal, farmacologia da inflamação e dependência de drogas. Casos de abuso de medicamentos, alcoolismo, tabagismo, maconha e outras drogas. | 3 |
MEN9110 | Tópicos Especiais de Educação em Biologia (PCC 20 horas) | As relações entre cultura, linguagem e biologia no trabalho pedagógico. Os estudos culturais da ciência e a educação em biologia. A dimensão pedagógica das mídias (televisão, cinema, vídeo, revista, jornal e internet) e a educação em biologia. As questões étnico-raciais e sua relação com o ensino de biologia. A pesquisa sobre cultura, discurso e educação em biologia. | 3 |
MOR9103 | Anatomia Teórica | Introdução ao Estudo da Anatomia Humana. Aparelho Locomotor (Osteologia, Junturas, Miologia). Sistema Cardiovascular. Sistema Respiratório. Sistema Digestório. Sistema Urinário. Sistema Genital Masculino e Feminino. Sistema Nervoso. | 3 |
MOR9104 | Anatomia Prática | Estudo prático dos ossos, das articulações, dos músculos, do sistema nervoso central e periférico, do sistema circulatório, do sistema respiratório, do sistema urinário, do sistema genital masculino e sistema genital feminino. | 3 |
PSI9404 | Psicologia Educacional – Desenvolvimento e Aprendizagem (PCC 10 horas) | Introdução à Psicologia como ciência: histórico, objetos e métodos. Interações sociais no contexto educacional e o lugar do professor. Introdução ao estudo de desenvolvimento e de aprendizagem: infância, adolescência, idade adulta. Contribuições da Psicologia na prática escolar cotidiana e na compreensão do fracasso escolar. Atividade de prática de ensino: uso de questionário, entrevista ou observação direta para investigação dos fenômenos psicológicos estudados e elaboração de relatório. | 3 |
BEG9112 | Citogenética – Teórica | Caracterização cromossômica dos Eucariotos: morfologia, estrutura, ploidia, sistemas cromossômicos variantes. Mecanismos de divisão celular. Determinação cromossômica do sexo. Mutações cromossômicas. Aplicabilidade da citogenética. Evolução dos cariótipos. | 4 |
BEG9113 | Citogenética – Prática | Caracterização cromossômica dos Eucariotos: morfologia, estrutura, ploidia, sistemas cromossômicos variantes. Mecanismos de divisão celular. Determinação cromossômica do sexo. Mutações cromossômicas. Aplicabilidade da citogenética. Evolução dos cariótipos. | 4 |
BEG9115 | Embriologia Animal – Teórica | Métodos de estudo em Embriologia Animal e Biologia do Desenvolvimento. Nomenclatura Embriológica básica. Formação dos gametas femininos e masculinos. Etapas do processo de fecundação. Clivagem e gastrulação em ovos oligolécitos, mesolécitos e megalécitos. Mecanismos celulares e moleculares inerentes ao desenvolvimento embrionário. Diferenciação dos folhetos embrionários e organização da forma básica do corpo. Importância de saco vitelino, âmnio, cório, alantoide e placenta no desenvolvimento de vertebrados. Estratégias de Ensino em Embriologia Animal e Biologia do Desenvolvimento. | 4 |
BEG9116 | Embriologia Animal – Prática | Levantamento dos métodos de estudo em Embriologia, usualmente utilizados no Ensino Fundamental e médio. Elaboração de um glossário constituído pela nomenclatura embriológica fundamental da área. Estudo comparativo dos processos de espermatogênese e ovogênese. Classificação dos ovos de acordo com a distribuição dos constituintes celulares. Caracterização in vitro das etapas da fecundação em modelo de invertebrado. Organização de pranchas e modelos de processos de clivagem e gastrulação em grupos de invertebrados e vertebrados. Distribuição do ectoderma, meso e endoderma na formação de tecidos, órgãos e sistemas. Análise comparativa de estrutura, função e destino de saco vitelino, âmnio, cório, alantoide e placenta nos vertebrados. | 4 |
BOT9101 | Sistemática Vegetal I – Prática (PCC 10 horas) | Executar atividades conectando os conteúdos teóricos às atividades práticas. Observar e descrever as principais características morfológicas, celulares e reprodutivas dos grupos discutidos nas aulas teóricas. Discutir as eventuais relações entre características morfológicas com particularidades ecofisiológicas de cada um dos grupos abordados. Apresentação de técnicas de identificação básicas para estudos taxonômicos, morfoanatômicos e ecofisiológicos. | 4 |
BOT9102 | Sistemática Vegetal I – Teórica (PCC 10 horas) | Introdução à Botânica. Sistemática. Caracteres macro e micromorfológicos: níveis de organização, sistemas reprodutivos e ciclos de vida. Correlações morfofisiológicas e morfoecológicas. Sistemática nos níveis dos táxons superiores. Prática como Componente Curricular em algas e fungos. | 4 |
ECZ9103 | Zoologia de Invertebrados I – Teórica (PCC 10 horas) | Introdução à Zoologia. Classificação dos seres vivos. Origem dos eucariontes e dos animais. Anatomia, distribuição, comportamento e sistemática de Protista e Metazoa: "Mesozoários" (Filos Placozoa, Rhombozoa e Orthonecta); Parazoa (Filo Porifera); Eumetazoa (Filos Cnidaria, Platyhelminthes, Nemertea, Rotifera, Gastrotricha, Kinorhyncha, Nemata, Nematomorpha, Priapula, Acanthocephala, Entoprocta, Gnathostomulida e Loricifera) e Filo Hemichordata. | 4 |
ECZ9104 | Zoologia de Invertebrados I – Prática (PCC 10 horas) | Exercício de classificação.Observação de Protista. Observação morfoanatômica de Porífera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nemertea e blastocelomados. | 4 |
MEN9408 | Didática (PCC 20 horas) | Configuração histórica da área da Didática. Atividades de ensino como prática político-social e formativa do professor. Ensino-aprendizagem e questões político- pedagógicas e sociais da educação escolar. Concepção de conhecimento, de aprendizagem e as teorias pedagógicas. Organização do processo ensino-aprendizagem e o projeto pedagógico na escola. Modalidades de planejamento para a mediação pedagógica e sua relação com especificidade no campo de conhecimento do ensino de Biologia, Física e Química. | 4 |
BIO9101 | Trabalho de Conclusão de Curso – Projeto I | Histórico e Estrutura do Conhecimento Científico. O Método Científico. Projetos de Pesquisa Científica. Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Bases de Dados. Publicações. | 5 |
BOT9103 | Sistemática Vegetal II – Prática (PCC 10 horas) | Observação de características gerais dos principais grupos de plantas terrestres: musgos, hepáticas, licófitas, monilófitas, gimnospermas e angiospermas. Identificação de plantas vasculares, em nível de família, por meio de análise morfológica e uso de chaves dicotômicas. Coleta e herborização de amostras botânicas. | 5 |
BOT9104 | Sistemática Vegetal II – Teórica (PCC 10 horas) | Introdução à Sistemática Biológica. Noções de Sistemática Filogenética (Cladística). Noções básicas de Morfologia Vegetal. Conquista do ambiente terrestre. Plantas terrestres (Embriófitas). Briófitas (musgos, hepáticas e antóceros). Plantas vasculares (Traqueófitas): evolução, caracterização morfológica e diversidade. Morfologia, taxonomia e diversidade de licófitas. monilófitas, gimnospermas e angiospermas. Principais famílias das angiospermas. Ferramentas e métodos da Taxonomia Vegetal. Herbário. Introdução à nomenclatura botânica. | 5 |
BOT9105 | Anatomia Vegetal Teórica (PCC 20 horas) | Histologia das plantas vasculares (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas): meristemas, parênquimas, tecidos de sustentação, tecidos de revestimento, tecidos de condução e estruturas secretoras. Estruturação dos órgãos vegetais: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Estrutura dos rudimentos seminais e do gametófito feminino, tipologia do saco embrionário. Microsporângio, microsporogênese e gametófito masculino. Embriogênese. | 5 |
BOT9106 | Anatomia Vegetal Prática | Microtécnica vegetal; estudo dos conteúdos teóricos através da preparação de lâminas temporárias e semipermanentes de tecido vegetal de raiz, caule, folha; estudo e observação de outras estruturas (madeira, flor, fruto e semente) em lâminas permanentes. | 5 |
ECZ9105 | Zoologia de Invertebrados II – Teórica (PCC 10 horas) | Morfologia, anatomia, distribuição, evolução, sistemática e ecologia de invertebrados. Esquizocelomados: Filos Echiura, Sipuncula, Annelida, Arthropoda e Mollusca. Lofoforados: Filos Phoronida, Ectoprocta e Brachiopoda. Enterocelomados: Filos Echinodermata, Chaetognatha e Hemichordata. | 5 |
ECZ9106 | Zoologia de Invertebrados II - Prática (PCC 10 horas) | Serão analisados exemplares fixados e vivos para estudos da morfologia externa, anatomia e sistemática dos Filos Echiura, Sipuncula, Annelida, Arthropoda e Mollusca. Lofoforados: Filos Phoronida, Ectoprocta e Brachiopoda, e Filos Echinodermata, Chaetognatha e Hemichordata. Aspectos da distribuição, evolução e ecologia serão discutidos e descritos ao longo das abordagens práticas. | 5 |
MEN9409 | Educação, Meio Ambiente, Sustentabilidade (PCC 10 horas) | A história das noções de meio ambiente e de natureza. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. Processos produtivos e sustentabilidade. A emergência da Educação Ambiental no Brasil. Vertentes contemporâneas em Educação Ambiental. Projetos de Educação Ambiental: planejamento, execução e avaliação. | 5 |
MIP9101 | Microbiologia Teórica (PCC 04 horas) | Morfologia, citologia, fisiologia e genética de microrganismos. Ecologia microbiana. Microbiologia do solo, da água, do ar e dos alimentos. Microrganismos patogênicos. Controle de microrganismos. Microrganismos em Biotecnologia. | 5 |
MIP9102 | Microbiologia Prática | Métodos de trabalho, esterilização, desinfecção e cultivo de microrganismos. Preparações microscópicas, morfologia de fungos e identificação de bactérias. Avaliação dos microrganismos presentes no ar, água e produtos biotecnológicos. Antibiograma. | 5 |
BEG9107 | Genética Clássica – Teórica (PCC 20 horas) | As leis básicas da Genética. Herança e ambiente. Interações genéticas. Determinação gênica do sexo e herança ligada ao sexo. Ligação, recombinação e mapeamento genético. Noções de herança quantitativa e citoplasmática. Os genes nas populações. Frequências gênicas e genotípicas. Equilíbrio de Hardy-Weinberg. | 6 |
BEG9108 | Genética Clássica – Prática | Cruzamentos experimentais, usando organismos modelo, para estudos de heranças por: dominância completa, dominância parcial, interação gênica e ligada ao sexo. | 6 |
BIO9102 | Trabalho de Conclusão de Curso – Projeto II | Elaboração e apresentação do Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso. | 6 |
BOT9107 | Fisiologia Vegetal Teórica | Metabolismo de plantas superiores: integração metabólica na célula vegetal. Absorção e transporte de água. Absorção iônica e nutrição vegetal. Metabolismo do nitrogênio. Fotossíntese e fotorespiração. Crescimento e desenvolvimento: reguladores de crescimento. Fisiologia de semente. Fotomorfogênese. Floração e frutificação. | 6 |
BOT9108 | Fisiologia Vegetal Prática | Absorção e transporte de água - Prática: pressão de embebição, plasmólise, gutação, visualização indireta da transpiração. Absorção iônica e nutrição vegetal – Prática: cultivo de plantas de milho e solução com diferente disponibilidade de nitrogênio. Fotossíntese e fotorrespiração – Prática: extração de pigmentos fotossintéticos e efeito de fatores ambientais na fotossíntese. Fotomorfogênese – Prática: efeito da luz no formato de plântulas. Crescimento e desenvolvimento – Floração e frutificação - Prática: efeito de hormônios vegetais no crescimento e desenvolvimento de plantas. Fisiologia da semente – Prática: germinação e quebra de dormência de sementes de algumas espécies de plantas. | 6 |
ECZ9108 | Zoologia de Cordados – Prática | Sistemática, ecologia e comportamento; morfoanatomia comparada. Os urocordados: Classes Larvacea, Ascidiacea e Thaleacea. Os Cephalocordados. Vertebrata. Agnatha Chondrichthyes. Teleostomi, Acanthodii e Osteichthyes. Tetrapoda anamniotas: Amphibia. Vertebrados amniotas – Tetrapoda amniotas. Testudomorpha, Archosauromorpha, Lepidosauromorpha e Synapsida. Répteis atuais: quelônios, crocodilianos, lagartos e serpentes. Aves. Mamíferos (Prototheria e Theria). Hominídeos. Manejo e conservação da vida silvestre no Brasil. Como Prática, serão analisados animais de coleção e dissecção quando possível, visitação a coleções e Zoológicos. | 6 |
ECZ9107 | Zoologia de Cordados – Teórica (PCC 20 horas) | Análise das características gerais, relações filogenéticas, ecologia e sistemática dos Chordata. Serão desenvolvidos estudos dirigidos e de morfoanatomia com observação de material fixado (via úmida e seca) e em locais com espécimens vivos, seguindo a organização abaixo. Diversidade de Cordados – Os Urochordata: Classes Larvacea, Ascidiacea e Thaliacea. Os Hemichordata e os Cephalochordata. Os Agnatha recentes. Os Chondrichthyes. Teleostomi, Acanthodii e os Osteichthyes. Os Tetrapoda Anamniotas: Amphibia, Amniotas. Os Répteis: quelônios, crocodilianos, lagartos e serpentes. As Aves: Archeornihes, Neornithes. Os Mamíferos: Prototheria, Metatheria e Eutheria. | 6 |
MEN9410 | Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia (PCC 30 horas) | As diferentes perspectivas sobre a produção do conhecimento científico. A história do ensino de ciências e biologia no Brasil. As propostas curriculares e os materiais didáticos para o ensino de ciências e biologia. As pesquisas sobre o ensino de ciências e biologia no Brasil. As dimensões epistemológico-culturais do ensino de ciências e biologia. A aplicabilidade dos conhecimentos em educação à metodologia dos processos de ensino-aprendizagem. Atividades de prática de ensino: planejamento, avaliação e ensaios pedagógicos. | 6 |
MIP9103 | Imunologia – Teórica (PCC 10 horas) | Bases fundamentais do sistema imune. Mecanismos envolvidos nas reações imunológicas in vivo e in vitro. Patologias de mamíferos associadas ao sistema imune. | 6 |
MIP9104 | Imunologia – Prática | Normas de Biossegurança para trabalho em Laboratórios, Órgãos linfoides, Sistema Fagocítico Mononuclear, Contagem de células, Citometria de fluxo, Ensaios de aglutinação em lâminas, Determinação dos grupos sanguíneos do sistema ABO e Rh, Coombs direto e indireto, Fator reumatoide, Teste de gravidez, Atividade hemolítica do soro humano, Ensaios de Precipitação, Imunofluorescência, ELISA e Western Blotting. | 6 |
BEG9109 | Genética Evolutiva – Teórica | Fatores que alteram o Equilíbrio de Hardy-Weinberg: Endogamia, Deriva Genética, Mutação (gênica e cromossômica), Fluxo Gênico e Seleção. A variabilidade genética em populações panmíticas e isoladas. A teoria da evolução e seu desenvolvimento. Especiação e mecanismos de especiação. Novas abordagens da teoria evolutiva dentro da micro e macroevolução. | 7 |
BEG9110 | Genética Evolutiva – Prática | Fatores que alteram o Equilíbrio de Hardy-Weinberg: Endogamia, Deriva Genética, Mutação, Fluxo Gênico e Seleção. A variabilidade genética em populações panmíticas e isoladas. | 7 |
BEG9111 | Embriologia Humana (PCC 10 horas) | Métodos de estudo em embriologia humana. Formação dos gametas femininos e masculinos. Características fundamentais da fecundação humana. Métodos contraceptivos hormonais, de barreira e comportamentais. Períodos do desenvolvimento humano: pré- embrionário, embrionário e fetal. Diferenciação do ecto, meso e endoderma na organização do corpo do embrião e do feto. Aquisição do aspecto humano: formação da face e dos membros. Fatores intrínsecos e extrínsecos relacionados às malformações congênitas. Principais categorias de malformações congênitas. Estudo das membranas fetais e da placenta em gestações simples e gemelares. Estratégias de ensino em reprodução e embriologia humana. Temas atuais em reprodução e embriologia humana. | 7 |
BIO9105 | Atividades Científico-Culturais | Componentes curriculares, que possibilitam o reconhecimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes do aluno, inclusive adquiridos fora do ambiente acadêmico. Propiciar, além de uma flexibilidade curricular, oportunidade para o acadêmico desenvolver uma atitude de maior autonomia, como agente de sua própria formação profissional, estimulando a participação em outras atividades educacionais que não sejam aquelas previstas no currículo, possibilitando um aprofundamento temático e interdisciplinar. | 7 |
ECZ9109 | Ecologia de Populações e Comunidades – Teórica (PCC 20 horas) | Conceito de indivíduo, população, comunidade e ecossistema. Distribuição espacial de populações e processos demográficos. Fatores e processos determinantes de densidade. Modelos de crescimento populacional e regulação populacional. Componentes estruturais e funcionais de comunidades. Riqueza de espécie e diversidade. Conceito de nicho. Influência da competição, predação e mutualismo na estrutura de comunidades. Sucessão ecológica. | 7 |
ECZ9110 | Ecologia de Populações e Comunidades – Prática | Executar atividades conectando os conteúdos teóricos às atividades práticas. Análises dos efeitos da antropização em populações e comunidades, conservação da biodiversidade. Parâmetros demográficos e crescimento populacional. Uso de ferramentas computacionais de síntese e análise de dados ecológicos. Medidas de diversidade, fatores que influenciam na diversidade, teoria da biogeografia de ilhas. Nicho e diversidade funcional. Cascatas tróficas. Sucessão ecológica e ecologia de paisagem. | 7 |
ECZ9121 | Fisiologia Animal Comparada | Fundamentos de regulação homeostática, nutrição, digestão, metabolismo, osmorregulação e excreção, ventilação e circulação, músculo e movimento, regulação neuroendócrina, reprodução, coordenação e interação dos organismos animais | 7 |
BIO9103 | Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia I | Como organizar e redigir uma dissertação científica. Normas científicas e técnicas de redação de monografias. Como apresentar um trabalho científico. Execução do Trabalho de Conclusão do Curso, conforme o projeto elaborado. | 7 |
BIO9104 | Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia II | Redação e apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). | 8 |
MEN9411 | Estágio Supervisionado I | A formação de professores e a prática de ensino. Estágio supervisionado em escolas de Ensino Fundamental e/ou Médio ou outros espaços possíveis (museus, parques de proteção ambiental, hospitais, penitenciárias, associações comunitárias) para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico com tópicos ligados à área das ciências biológicas (planejamento, execução e avaliação contínua). | 8 |
MIP9105 | Parasitologia – Teórica (PCC 10 horas) | Biologia de parasitos. Sistemática em parasitologia. Estudo teórico dos principais grupos de protistas, metazoários e artrópodos transmissores e/ou causadores de doenças ao homem. | 8 |
MIP9106 | Parasitologia – Prática | Estudo prático dos principais grupos de protistas, metazoários e artrópodos transmissores e/ou causadores de doenças ao homem. Coleta, preparação, análise e preservação de material biológico. | 8 |
LSB9904 | Língua Brasileira de Sinais I (PCC 18 horas) | Desmistificação de ideias recebidas relativamente às línguas de sinais. A língua de sinais enquanto língua utilizada pela comunidade surda brasileira. Introdução à língua brasileira de sinais: usar a língua em contextos que exigem comunicação básica, como se apresentar, realizar perguntas, responder perguntas e dar informações sobre alguns aspectos pessoais (nome, endereço, telefone). Conhecer aspectos culturais específicos da comunidade surda brasileira. | 9 |
MEN9412 | Estágio Supervisionado II | A formação de professores e a prática de ensino de biologia. Estágio supervisionado em escolas de Ensino Fundamental e/ou Médio: planejamento, execução e avaliação. Observações, regência e produção de textos. Produção de conhecimento de forma crítica da atividade docente no Ensino Fundamental e/ou Médio. | 9 |