Dúvidas Frequentes Aluno do Bio EaD

Clique sobre a pergunta para obter as respostas

Como cancelo minha matrícula EAD?

O aluno que desejar fazer o cancelamento de matrícula no Curso deverá preencher o formulário, entregar no polo, que enviará para a secretaria uma cópia para que possamos imediatamente liberar a vaga junto ao DAE.
Secretaria do Curso: biologia.ead@contato.ufsc.br.

Posso trancar o curso?

Não. Por se tratar de um Curso não regular, ou seja, abre turmas esporadicamente conforme Edital do MEC o trancamento do Curso torna-se inviável.

Como valido as disciplinas?

Exigências para Solicitação de validação das disciplinas do curso de Ciências Biológicas na modalidade a distância, estão em conformidade com as orientações do DAE/UFSC,  para tanto, o(a) estudante deverá enviar, ao e-mail as seguinte documentação:

1. Formulário de solicitação de validação  –  acesse aqui;
  2. Histórico escolar onde constem as disciplinas cursadas  –  de preferência com certificação digital;
  3. Programa das disciplinas cursadas – necessário somente no caso de disciplinas realizadas em outra Instituição de Ensino Superior;
  4. Certificados de seminários ou afins – quando for solicitação de validação de atividades complementares que exijam a comprovação por meio destes documentos.

Observações:

• Para preencher o  formulário, deve-se baixá-lo no computador e abri-lo pelo programa Adobe Acrobat Reader.
  • Os documentos ( itens ‘2’ ‘3’ e ‘4’  acima) a serem anexados junto ao formulário devem ser cópias fiéis de documentos autênticos, de acordo com os termos e responsabilizações cabíveis do Decreto Federal nº 8.539/2015.
  •  programa das disciplinas e suas respectivas cargas horárias devem ser originais, com carimbo do departamento e rubricado, somente para disciplinas cursadas em outras IES.
  • Os documentos deverão ser enviados nos seguintes formatos:    PDF,  JPEG,  JPG  ou  GIF .

Sou aluno presencial posso fazer minhas disciplinas EaD?

Para fazer as disciplinas na modalidade EAD, você deve estar matriculado no Curso e ter disponibilidade de vaga em um polo de ensino EAD.
Cidades com Polo BioEAD:
Araranguá – SC – uabararangua@gmail.com
Balneário Piçarras – SC – eliseuisrael@hotmail.com
Canoinhas – SC – polodecanoinhas@gmail.com
Pato Branco – PR – admuab@hotmail.com
Tubarão – SC – polouabtubarao@gmail.com

O que são as Atividades Científico Cultural (ACC)?

As Atividades Curriculares Complementares (ACCs) são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes do aluno, inclusive adquiridos fora do ambiente acadêmico. Propiciam, além de uma flexibilidade curricular, oportunidade para o acadêmico desenvolver uma atitude de maior autonomia, como agente de sua própria formação profissional, estimulando a participação em outras atividades educacionais que não sejam aquelas previstas no currículo, possibilitando um aprofundamento temático e interdisciplinar.As atividades deverão estar relacionadas com as áreas de Ciências Biológicas e da Educação.
De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso deverão ser cumpridas um total de 200 horas, durante o período de realização do Curso. Acesse  a Tabela de Atividades Curriculares Complementares (ACCs) e verifique as atividades discriminadas e suas respectivas cargas horárias

Como faço para ter um e-mail da UFSC?

Os Alunos do EaD Bio, UFSC, tem possibilidade de criar um e-mail @grad.ufsc.br. Para saber mais sobre como criar seu e-mail UFSC acesse o link: Tutorial para solicitação do e-mail @grad.ufsc.br.

Precisa de Atestado de Matrícula, Histórico Escolar ?

Acesse o CAGR – Controle Acadêmico de Graduação, no site https://www.cagr.ufsc.br/ O primeiro login será com o seu número de matrícula ou CPF. Com o ingresso na UFSC você estará automaticamente matriculado nas disciplinas da primeira fase.

Quais os tipos de Estágios podem ser feitos?

Os estágios podem ser obrigatórios e não-obrigatórios; os obrigatórios são aqueles que fazem parte de uma disciplina como, por exemplo, as disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I), Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II), Estágio Supervisionado I (ES I) e Estágio Supervisionado II (ES II). Acesse o link Estágio Bio EaD e saiba mais.

Como devo informar à Coordenação sobre meu Estágio?

Todo o estágio deve ser comunicado por email para ambas: Coordenação de Estágio do Curso e a Secretaria de Curso:

• Coordenadora de Estágio do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Modalidade a Distância da UFSC: Profª. Elisa Cristiana Winkelmann Duarte (elisa.w.d@ufsc.br)
  • Secretaria de Curso (biologia.ead@contato.ufsc.br).
  • Acesse o link Estágio Bio EaD e saiba mais.

Estágio não-obrigatório tem bolsa?

Quer fazer o documento nacional do estudante – Carteirinha de Estudante Digital?

Me matriculei no curso, já posso iniciar meu estágio não-obrigatório?

Você poderá cadastrar seu estágio no SIARE, porém o início do estágio deverá ocorrer a partir do primeiro dia letivo (início das aulas) de acordo com o cronograma estabelecido pelo curso.

Já estou matriculado no curso, segundo semestre em diante, já posso iniciar meu estágio não-obrigatório?

Sim, se você já estiver matriculado no Curso, cursando o segundo semestre em diante. Neste caso, você poderá cadastrar seu estágio no SIARE e iniciar seu estágio não-obrigatório independente do início das aulas.

Como obtenho o meu histórico escolar?

Você poderá acessar seu histórico escolar pelo Sistema CAGR, acessando o meu principal do Site.